Moda Capixaba: Valorizando a nossa identidade

Quando o assunto é moda, não é de hoje que o Espírito Santo faz bonito. A indústria da moda capixaba já movimenta a economia do nosso estado há muito tempo mas o cenário nunca apresentou uma variedade tão grande marcas, estilistas, lojas, shoppings e (bons) fornecedores de moda, apesar da invasão asiática que abalou o setor na última década.

Vale lembrar também que o segmento realiza anualmente um evento muito respeitado nacionalmente, o Vitória Moda.

Nesse contexto, nós, da loja Bacutia, engrossamos o coro em prol da moda capixaba, que com altos e baixos, emprega milhares de pessoas, recolhe impostos e gera riqueza para o nosso estado. Portanto valorizar a moda produzida aqui é valorizar também a nossa cultura e a nossa história.

História da moda capixaba

Os dois pólos de moda capixaba mais conhecidos são os pólos da Glória e de Colatina, que concentram muito da expertise e dos melhores fornecedores do segmento, como fábricas, estamparias, lavanderias, lojas de aviamentos, etc

Pólo de Modas da Glória

A história do pólo de modas da Glória se confunde com a história da fábrica de chocolates Garoto, já que a urbanização do bairro ocorreu apenas após a transferência da Garoto da Prainha em Vila Velha para o bairro da Glória, inclusive mais tarde com a inauguração da Rodovia Carlos Lindenberg.

A ocupação e crescimento do bairro chamou a  atenção de pequenos comerciantes, que escolheram o bairro para estabelecer as primeiras lojas do ramo de confecção da região, sem saber que estavam da origem ao maior pólo de moda capixaba.

O pólo da Glória veio a crescer e se desenvolver de fato nos anos 80, quando surgiram as entidades do setor de vestuário e as casas do até então bairro residencial se transformaram em fábricas e as garagens se transformaram em lojas. 

Pólo de Modas de Colatina

Colatina e região também é um importante pólo da moda capixaba. Com empresas e profissionais que produzem moda de qualidade e vendem para o mundo inteiro, o pólo de Colatina começou com o trabalho solitário de um alfaiate imigrante, depois com algumas empresas familiares e por fim, como conhecemos hoje com centenas de indústrias dos mais diversos segmentos do setor de vestuário e já cresceu para além de Colatina, chegando também a municípios próximos, como São Gabriel da Palha.

Colatina hoje, até mais do que o pólo da Glória, investe em tecnologia, design, inovação capacitação e tem um um shopping só voltado para os atacadistas, o shopping Moda Brasil

Vitória Moda

O Vitória Moda é o maior evento de moda capixaba, realizado pelo sistema Findes e tem por objetivo divulgar e promover a moda desenvolvida no Espírito Santo. O evento chegou em 2017 á sua 10ª edição e realizado anualmente no Centro de Convenções de Vitória

A marca Bacutia

A marca Bacutia, dentro desse cenário, é uma marca ainda jovem (fundada em 2015) mas que tenta produzir e desenvolver uma moda com a cara do Espírito Santo: leve, descontraída e bem-humorada, sem jamais abrir mão da qualidade e das melhores matérias-primas.

Hoje desenvolvemos bermudas, sungas, regatas, camisetas,  acessórios,  tanto masculino, quanto feminino. No entanto, nesse pouco tempo de vida, o que marca a loja Bacutia são as coleções temáticas que a gente cria, como a coleção de camisetas com estampas capixabas e as camisetas de samba.  

Estampa Capixaba

As estampas capixabas são o início de tudo aqui na Bacutia. A marca surge exatamente para fazer esse contraponto com as marcas cariocas que invadiram nosso comércio há alguns anos exaltando os pontos turísticos cariocas.

Como capixabas da gema, criamos o maior catálogo de camisetas com estampas capixabas, retratando as belezas das nossas praias, monumentos, monumentos, igrejas mas também a nossa cultura e a nossa "capixabisse".

moda capixaba

Camisa de Samba

A idéia das camisas de samba surgiu por se tratar de um ritmo essencialmente brasileiro, com a cara do nosso povo e que o capixaba ama.

Fazemos homenagens a grandes sambistas e a composições clássicas. As camisas de samba você pode encontrar aqui.

moda capixaba

Conclusão

O Espírito Santo é repleto de símbolos: a moqueca capixaba, os colibris, o Convento da Penha, a Pedra Azul, etc, etc, etc, mas nesse artigo tentamos mostrar que a moda capixaba também tem história e é um traço marcante do nosso estado.

Valorize a identidade capixaba e a cultura do Espírito Santo!

Copyright © Loja Bacutia - Vista sua identidade - Todos os direitos reservados